English is fluently spoken here. Feel free to ask anything over whatsapp or e-mail. Information about prices only in person
Este rapaz não quis realizar tratamento ortodôntico para fechar os espaços entre os dentes e nivelá-los. Optei então por uma micro-cirurgia na gengiva dos dentes da frente para devolver a sua proporção correta, clareamento dentário tradicional e depois, apenas restaurações com resina composta em áreas estratégicas para devolver as pontas desgastadas ou desproporcionais e fechamento dos espaços entre os 6 dentes da frente superiores. O detalhe acima e à esquerda, mostra logo após a micro-cirurgia gengival, a ausência de sangramento. Nenhuma faceta foi realizada, ou seja, os dentes, por baixo das restaurações, continuam originais, sem desgastes desnecessários. Este caso clínico foi apresentado na Galeria do Sorriso do VIII Reencontro do Fahl Center, em Curitiba, em Maio de 2018.
Esta moça teve um mal estar e desmaiou, caindo na calçada, batendo a boca, e fraturou boa parte do dente da frente. No mesmo dia me procurou, bem machucada, e me trouxe o pedaço do dente fraturado (no detalhe abaixo e à direita). Perceba na direção da seta amarela um ponto avermelhado. Este já é o nervo do dente, dentro do canal, já exposto na boca devido à fratura. Num caso como esse, há várias formas muito diferentes de se tratar, com vários prós e contras. Eu preferi não realizar o tratamento do canal, fazendo um "tampão" na área exposta do canal, para manter a vitalidade do dente. E fiz uma micro eletro-cirurgia para expor as bordas do dente fraturado (que se encontravam próximas ao osso, bem dentro da gengiva, mostrado melhor nesta outra visão, deste mesmo caso). A seguir, realizei a "colagem" do fragmento fraturado que ela me trouxe, tudo feito numa única sessão. Note que 20 dias após, a gengiva se encontra mais saudável e o dente nem aparenta ter sido fraturado, apesar de devido à fratura, a gengiva ser mais longao do que era antes. Como ela ainda tinha interesse em futuramente usar aparelho ortodôntico para alinhar seus dentes, esta altura da gengiva pode ser corrigida futuramente (se ela assim o quiser).
Este mesmo caso está também mostrado numa visão frontal aqui, onde há uma explicação mais detalhada. Esta moça caiu e fraturou este pedaço do dente da frente, mostrado no detalhe abaixo e no centro. A seta amarela mostra uma perfuração da área do canal do dente, um pontinho vermelho na foto, onde fica o nervo. Neste caso optei por proteger a área do canal exposta (sem realizar o tratamento de canal) e "colei" o fragmento fraturado de volta no dente. Perceba no detalhe acima e à direita que tive que realizar uma micro-cirurgia para remover a gengiva inflamada e expor as bordas saudáveis do dente, senão a colagem do fragmento não seria possível de ser realizada. Perceba também no detalhe acima um contorno preto ao redor das bordas do dente, após a cirurgia. Isto é um fio preto próprio para manter a gengiva afastada e evitar sangramento, e permite um ambiente o mais seco o possível para se poder realizar a "colagem" do pedaço fraturado com segurança e permitir longevidade à "colagem". Colagem eu coloco entre aspas pois embora pareça uma coisa simples, é um procedimento muito complexo e demorado de ser realizado, com taxa de sucesso extremamente dependente do profissional.
Esta moça me procurou em 2011 para que eu corrigisse as bordas quebradas de seus dois dentes da frente de cima. O que fiz na época foram duas restaurações em resina composta, aumentando suavemente o comprimento dos dois dentes (imagem acima). Ela mudou de cidade, retornou à Londrina, e agora, em 2019, 8 anos depois, me procurou dizendo que havia mordido algo e quebrado uma das restaurações. O que fiz desta vez foi uma restauração parcial apenas na porção que havia se quebrado, sem a necessidade de se remover toda a restauração antiga (imagem abaixo). Perceba que após 8 anos, o dente vizinho continua com a restauração intacta, sem manchas, e a nova restauração parcial, refeita agora, devolve a naturalidade do sorriso, sem marcas nem emendas. Restaurações em resina composta, quando bem indicadas e feitas com técnica adequada, mesmo em áreas de alto uso mastigatório, como nos dentes da frente, podem ser uma ótima solução tanto estética quanto conservadora, e de fácil e imediato reparo se for necessário (como neste caso). Se a fratura tivesse acontecido em uma "lente de contato" ou faceta, por exemplo, ela teria que ser completamente removida e refeita totalmente, a um custo muito maior, além de muito provavelmente necessitar um desgaste muito maior do dente original. A diferença de cor dos dentes na imagem superior se deve à regulagens diferentes da câmera na época, ou seja, não houve clareamento dentário neste caso (apesar de aparentar).
Este rapaz achava que seus incisivos laterais (setas amarelas) eram girados para dentro e causavam uma "sombra" quando ele sorria e uma impressão que eles eram pequenos. E ele se incomodava também com o espaço entre os dentes da frente e o desnível de suas bordas (seta vermelha). A melhor solução para este caso seria um tratamento ortodôntico, com o resposicionamento correto dos dentes, mas o cliente não quis. O que fiz então foi um clareamento dentário, duas "lentes de contato" para corrigir o posicionamento e tamanho dos dentes que o incomodavam e apenas um fechamento do espaço entre os dentes da frente, além de melhorar o nível da bordas de ambos. O mais interessante desta solução é que nenhum desgaste foi feito em nennhum dos dentes envolvidos. Lentes de contato em resina composta podemàs vezes permitir essa abordagem de forma mais ampla que lentes em cerâmica, que em geral exigem algum desgaste permanente do dente original. Se este cliente, no futuro, resolver que quer usar aparelho ortodôntico, as "lentes" podem ser removidas, deixando os dentes originais à mostra (que neste caso não foram desgastados) para serem reposicionados pelo tratamento ortodôntico. Ou seja, essa é uma solução que, neste caso específico, pode ser reversível.
Esta cliente me procurou pois queria melhorar o aspecto de seu sorriso. Já tinha feito restaurações em seus dentes da frente e estava incomodada com a falta de harmonia das restaurações. Já tinha sido proposto a ela que apenas facetas nos 4 dentes da frente poderiam resolver seu sorriso, mas ela não queria mais desgastes nos seus dentes e queria uma alternativa mais consesrvadora. O que propus e realizei foi primeiramente clarear todos os dentes até onde fosse possível e posteriormente realizei novas restaurações em resina composta nos 4 dentes da frente superiores, devolvendo harmonia ao seu sorriso e aproveitando todo o restante de seus dentes, sem aumentar o desgaste que ela já possuía. Note, no detalhe acima, duas etapas intermediárias do tratamento, mostrando o quão pouco restava dos dentes originais.
Esta cliente veio a mim porque estava insatisfeita com a estética do seu sorriso. Achava seus dentes muito amarelados e possuia uma restauração que "aparecia" muito no seu sorriso. Perceba que neste caso, a única coisa que fiz foi um clareamento dentário geral, para nivelar a coloração de todos os dentes em um tom mais claro, e fiz apenas duas restaurações estéticas: Uma no dente em que havia a restauração antiga, aproveitando para aumentar levemente seu tamanho e outra no dente da frente vizinho, apenas para nivelar seu tamanho com o primeiro, para harmonizar o seu sorriso. Perceba no detalhe acima a restauração antiga removida e o dente preparado para ter a nova restauração realizada. Nenhuma faceta ou lente de contato foi necessária para a resolução deste caso.
Este moço mordeu um caroço e fraturou toda a parede do dente (seta amarela). Note que ele já possuía uma grande restauração antiga e sem forma, de onde o pedaço quebrou e se soltou. Estes tipos de fratura, dependendo da extensão, podem levar até à perda do dente. Neste caso, a base da fratura foi bem profunda, para dentro da gengiva e muito próxima ao osso de suporte do dente (seta vermelha). Restou muito pouco do dente original, mas foi possível salvá-lo. Neste caso fiz um preparo no restante do dente, para recobri-lo todo com uma coroa cerâmica, para dar maior segurança e longevidade para o dente. No detalhe acima temos a fratura e o preparo do dente finalizado, e no detalhe abaixo a coroa cerâmica antes de sua colagem.
Este caso mostra como apenas poucas mudanças podem provocar grandes efeitos. Essa moça tem essas duas coroas de porcelana (indicadas pelas setinhas amarela e vermelha) há 11 anos, feitas numa cor mais clara que seus dentes, em formatos não ideais e desniveladas também com os dentes vizinhos, deixando o sorriso comprometido. Ela não queria trocar as coroas no momento, mas queria uma saída mais simples para melhorar seu sorriso. O que fiz foi apenas clarear os dentes restantes, para tentar aproximá-los da cor das coroas de porcelana, e uma lente de contato de resina composta feita na hora, sobre o dente da frente mais curto e já com sinais de desgaste. Além disso, apenas regularizei e arredondei a bordinha da coroa de porcelana da seta amarela, apenas para deixá-la levemente mais curta e delicada. É claro que há mais coisas a serem feitas, mas por vezes, poucos procedimentos provocam grandes resultados, preservando os dentes naturais íntegros.
Este rapaz me procurou porque havia usado aparelho ortodôntico por muitos anos, e pequenos espaços entre alguns dentes "abriram". Quando sorria e era visto de perfil, esses espaços apareciam "escuros" e o incomodavam. Usar novamente aparelho ortodôntico, que seria uma boa saída, era fora de cogitação para ele. O que propus e executei foi fechar os espaços com uma troca de restauração, que já se encontrava fraturada (seta vermelha), deixando a restauração levemente mais "larga", ajudando a reduzir o espaço do lado esquerdo da tela. E confeccionei duas lentes de contato parciais, feitas fora da boca, que foram "coladas" nas superfícies de dentes íntegros, sem nenhum desgaste de estrutura dentária original (setas amarelas). No detalhe acima, as lentes de contato parciais no modelo de gesso e em aumento maior. Esse procedimento é 100% reversível, com nenhum desgaste definitivo, ou seja, se este cliente um dia desejar usar aparelho ortodôntico e fechar esses espaços com movimentação real dos dentes, essas "lentes" podem ser completamente removidas e os dentes voltam a ser "originais" como antes.
Esta cliente queria melhorar a cor de seus dentes e refazer uma grande restauração que havia se desgastado com o uso e se encontrava manchada, em seu incisivo lateral superior direito. Além de querer melhorar áreas escurecidas em outros dentes, mas sem recorrer a restaurações desnecessárias que exigissem desgaste de seus dentes naturais. O que optei então foi apenas realizar um clareamento dentário para deixar a tonalidade de seus dentes (mais escurecidos que o usual) de uma forma mais clara e homogênea o possível. Após o clareamento, fiz um desgaste por cima da antiga da antiga restauração, preservando o máximo o possível seu dente natural por baixo da restauração antiga (que não possuía cáries por baixo) e fiz uma faceta em resina composta em 1 sessão. No detalhe acima, a restauração antiga removida o necessário para a confeccção da faceta, e a faceta posicionada a meio caminho de sua posição final. No detalhe abaixo, a faceta antes de sua colagem. Perceba ainda que há outras restaurações a serem feitas, mas a cliente por hora ficou satisfeita.
Neste rapaz, realizei uma micro cirurgia estética gengival em 1 dente apenas, e lentes de contato múltiplas praticamente sem desgaste algum em 9 dentes, e apenas 1 faceta tradicional sobre o dente escurecido. Este caso, foi todo realizado em 18 dias, pois o cliente não vive no Brasil. Note no detalhe acima duas etapas intermediárias de tratamento: A primeira no dia da micro-cirurgia para correção do nível gengival do Incisivo lateral direito e a segunda logo após a colagem de 4 lentes de contato, nos incisivos laterais e caninos. No detalhe abaixo, uma das lentes de contato, antes de sua colagem. Este caso foi apresentado na Galeria do Sorriso do VII Reencontro Newton Fahl, em Maio/2016
No caso desta cliente, optamos pelo alinhamento dos dentes com Invisalign em 11 meses. Posteriormente realizei o clareamento dentário e duas lentes de contato sem desgaste algum nos Incisivos Laterais, que eram muito mais estreitos que o normal. Nos Incisivos Centrais, os dentes do meio, fiz apenas pequenas restaurações estratégicas para devolver o contorno correto das bordas desgastadas. Note no detalhe acima e à esquerda, uma fase intermediária do tratamento ortodôntico com Invisalign e o posteromente o caso finalizado. No detalhe abaixo, as duas lentes de contato confeccionadas sobre o modelo de gesso, antes de sua colagem final. Este caso clínico foi selecionado no final de 2018 e publicado na Galeria Internacional da Align, a Global Invisalign Gallery, sendo este o meu quarto caso clínico de Invisalign avaliado e publicado. Esta galeria conta até o fim de 2018, com quase 700 casos clínicos tratados com Invisalign, com dentistas do mundo todo.
Esta cliente pussuía uma coroa cerâmica insatisfatória no dente da frente superior direito, com escurecimento da gengiva e uma grande restauração em resina composta também insatisfatória no dente da frente esquerdo. O tratamento que executei primeiramente um clareamento dentário e após, a confecção de uma nova coroa cerâmica mais estética e uma faceta também em cerâmica no dente esquerdo. No detalhe acima, onde havia a coroa antiga, havia (e ainda há) um pino de metal, que para facilitar a obtenção de cores similares entre uma coroa cerâmica e uma faceta, eu “recobri” a parte metálica do pino. com uma resina mais clara e opaca. No dente vizinho, note o preparo para a faceta em cerâmica (antes) e a faceta encaixada em posição antes da sua colagem (depois).
Este menino de 8 anos caiu de boca brincando na escola e fraturou boa parte de seu Incisivo Lateral direito. A fratura foi tão profunda que pelo lado de dentro da boca o dente quebrou para dentro da gengiva. Perceba no detalhe abaixo e à direita, apontado pela seta amarela, que dá pra se notar o tom avermelhado do canal que se encontra logo abaixo da área da fratura. Por pouco esta fratura não comprometeu o canal deste dente. Como o menino não tinha o pedaço quebrado para ser colado, e por ser muito jovem ainda (8 anos apenas), fiz uma grande restauração em resina composta, quase do tamanho de uma coroa, mas preservando todo o dente remanescente original dele, sem nenhum desgaste a mais. Procurando imitar a forma, cor e posicionamento do mesmo dente (Incisivo Lateral) do lado esquerdo. Não foi necessário realizar o tratamento de canal deste dente. Veja aqui um exemplo de caso onde resolvi uma grande fratura, mas com colagem do pedaço do dente quebrado que a pessoa achou e guardou.
Este cliente já possuía facetas em resina composta nos dois dentes da frente superiores insatisfatórias, curtas e com descolorações, e também restaurações nos dentes laterais com alterações de cor. E ele não queria novamente facetas em resina composta, por opção pessoal, preferia que fossem feitas em Porcelana. Fiz primeiro o clareamento de todos os dentes, para depois refazer as restaurações dos dentes laterais e por fim as novas facetas dos dentes centrais. Na imagem do sorriso inicial no detalhe acima, eu já havia feito o clareamento dos dentes.
Neste caso complexo e longo, primeiramente realizei o tratamento ortodôntico tradicional, com 2 extrações dentárias, que durou 4 anos e meio. Após o término do tratamento, e de acordo com as condições financeiras do cliente, fiz o clareamento dentário e uma a uma algumas das substituições das restaurações antigas que o incomodavam. Apenas 1 faceta foi confeccionada. No detalhe acima, duas etapas intermediárias da fase do tratamento ortodôntico. Este caso ainda não está terminado e ainda necessita que algumas restaurações sejam feitas e algumas outras substituídas.
Neste caso, a cliente já apresentava uma faceta em resina composta acinzentada, com forma e coloração insatisfatórias, que a incomodava. O que fiz foi uma nova faceta, neste caso novamente em resina composta, imitando a forma e coloração do dente vizinho apenas. No detalhe acima e à direita, após remover a faceta antiga e corrigir o preparo dentário para a confecção da nova faceta, vemos a coloração real interna do dente, bem mais escuro que o dente vizinho natural. Perceba que a resina composta, quando bem indicada e executada, permite perfeitamente uma imitação muito realista do dente natural.
Neste caso, a cliente queria uma mudança completa no seu sorriso, incluindo trocas de suas próteses antigas, que não mais se apresentavam satisfatórias. Como esse é um caso de reabilitação total da oclusão, o tratamento foi feito por etapas, e levou entre 4 e 5 anos para a sua finalização, de acordo com as possibilidades econômicas da paciente. Após o clareamento dentário, refiz gradualmente todas as coroas cerâmicas, pontes-fixas, confeccionei várias facetas e troquei as antigas restaurações escurecidas.
Nem todas as pessoas querem mudar completamente seu sorriso. Muitas vezes, pequenas correções satisfazem a exigência de cada um. Neste caso, após o clareamento dentário, fiz uma faceta tradicional no dente que não respondeu ao tratamento clareador prévio (Incisivo lateral superior esquerdo) e apenas fiz algumas restaurações delicadas em alguns dentes vizinhos para devolver a naturalidade dos dentes. No detalhe acima perceba o volume de desgaste dentário necessário para se conseguir esconder a porção escurecida, e depois a faceta apenas encaixada próxima do local, antes de sua colagem. Em casos onde o dente é escurecido, lentes de contato são muito finas e delgadas, e não conseguem clarear efetivamente o dente. É necessário um certo desgaste de estrutura dentária, muitas vezes sadia, para se ter espaço para mascarar a área escura e devolver a cor natural que o dente original deveria ter.
Após tratamento ortodôntico incompleto, e com vergonha de seu sorriso, a correção do sorriso que propus foi clarear os dentes e realizar acréscimos estratégicos restauradores nos dentes que estavam mais curtos, desgastados. Apenas duas lentes de contato foram feitas, preservando ao máximo os dentes naturais existentes. Notem que, devido à própria assimetria do rosto, e à vergonha de vários anos com o próprio sorriso, os lábios, na sua porção esquerda (onde os dentes eram mais desgastados) não levantavam muito, escondendo o sorriso. Com apenas algumas semanas após a correção do sorriso, sem vergonha mais do sorriso, e com mais "dentes a mostrar", os lábios vão lentamente melhorando a sua posição, tendendo a ficar mais simétricos e os dentes acabam por aparecer mais!
Para essa moça, onde o clareamento dentário não respondeu da mesma forma no dente da frente direito escurecido, e sendo este dente completamente íntegro, a solução mais conservadora possível que eu executei foi a confecção de uma faceta diretamente sobre o dente escurecido. Fiz esta faceta sem nenhum desgaste dentário, para corrigir esta diferença de cor. Este é um tipo de trabalho de extrema dificuldade técnica, pois precisa-se imitar a cor dos dentes vizinhos com maior exatidão possível. No detalhe acima, perceba que este dente escurecido já se encontrava mais para "dentro"da boca que o vizinho de cor normal. Compare com a distância da linha amarela às superfícies dos dentes. Apenas por este motivo consegui fazer esta faceta sem desgaste algum. Se este dente escurecido estivesse perfeitamente alinhado ao seu vizinho, seria necessário um desgaste de boa parte da estrutura sadia do dente, para se criar espaço para o material restaurador ser capaz de esconder a coloração escura. Veja um exemplo de situação onde os dentes estavam alinhados e desgaste foi necessário para se confeccionar uma faceta.
Atualize seu NavegadorNós detectamos que você esta usando uma versão obsoleta do Internet Explorer como seu navegador web.
Para entrar no site e usufruir de todos os recursos, por favor instale uma versão mais atual do IE.
Só levara alguns minutos para completar.
O site também pode ser visto usando: