Novo estudo mostra que tratamento dental durante a gravidez é seguro Novo estudo mostra que tratamento dental durante a gravidez é seguro

ATENDIMENTO (43) 3324 1049

WHATSAPP (43) 99982 1844

English is fluently spoken here. Feel free to ask anything over whatsapp or e-mail. Information about prices only in person

BLOG

Voltar
Compartilhar
Publicado em 01/09/2015

Novo estudo mostra que tratamento dental durante a gravidez é seguro

É seguro para mulheres grávidas passarem por tratamentos dentários com anestésicos locais, de acordo com um novo estudo publicado no Journal of the American Dental Association (JADA - Agosto/2015).

"Nosso estudo não identificou evidência alguma em mostrar que tratamentos dentários com anestésicos locais sejam perigosos durante a gravidez, e ainda assim, muitas mulheres grávidas evitam ir ao dentista", segundo o autor do estudo, Aharon Hagai, D.M.D. "Nós procuramos determinar se havia riscos significantes associados com tratamento dentário com anestesia e efeitos na gravidez. Não achamos nenhum risco."

Os pesquisadores compararam efeitos na gravidez entre um grupo de mulheres expostas a tratamentos dentários com anestesia e um grupo controle que não fez tratamento. O estudo mostra que exposição a tratamentos dentais com administração de anestésicos locais não está associado a maior risco a problemas médicos em recém-nascidos, como por exemplo paralisia cerebral, fenda palatina e problemas cardíacos. O estudo também comparou a porcentagem de abortos espontâneos, partos prematuros e diferença de peso do recém-nascido entre os dois grupos, e não achou motivos para associar tratamentos dentários com anestesia local com aumento do risco de problemas para o recém-nascido.

De acordo com o estudo, pesquisas anteriores mostram que muitas mulheres grávidas não buscam tratamento dental, mesmo quando um problema bucal existe. A saúde bucal de uma mãe durante a gravidez é crítica, pois grávidas podem ter risco aumentado à cárie devido ao consumo aumentado de carboidratos e principalmente pela dificuldade de escovar os dentes, devido a náuseas, o que pode também causar sangramentos gengivais.

"É um período crucial na vida da mulher, e manter a saúde bucal é diretamente ligado à sua saúde geral", diz o Dr. Hagai. "Dentistas and médicos deviam encorajar mulheres grávidas a manter sua saúde bucal e continuar a fazer suas consultas dentais de rotina, e procurar realizar tratamentos se problemas bucais aparecerem, e não adiar para depois da gestação."

 Veja aqui o artigo na íntegra em inglês

 

Deixe seu comentário

COMENTÁRIOS

    Atualize seu NavegadorNós detectamos que você esta usando uma versão obsoleta do Internet Explorer como seu navegador web.
    Para entrar no site e usufruir de todos os recursos, por favor instale uma versão mais atual do IE.
    Só levara alguns minutos para completar.

    O site também pode ser visto usando: