ATENDIMENTO (43) 3324 1049

WHATSAPP (43) 99982 1844

English is fluently spoken here. Feel free to ask anything over whatsapp or e-mail. Information about prices only in person

TRABALHOS

  • AntesDepois

    Este rapaz não quis realizar tratamento ortodôntico para fechar os espaços entre os dentes e nivelá-los. Optei então por uma micro-cirurgia na gengiva dos dentes da frente para devolver a sua proporção correta, clareamento dentário tradicional e depois, apenas restaurações com resina composta em áreas estratégicas para devolver as pontas desgastadas ou desproporcionais e fechamento dos espaços entre os 6 dentes da frente superiores. O detalhe acima e à esquerda, mostra logo após a micro-cirurgia gengival, a ausência de sangramento. Nenhuma faceta foi realizada, ou seja, os dentes, por baixo das restaurações, continuam originais, sem desgastes desnecessários. Este caso clínico foi apresentado na Galeria do Sorriso do VIII Reencontro do Fahl Center, em Curitiba, em Maio de 2018.

  • AntesDepois

    Essa paciente possui várias restaurações insatisfatórias. Nessas duas, havia restauração em resina composta feita por cima de restauração antiga de amálgama e com cáries por baixo de ambas. Note que depois que efetuei a substituição total das restaurações, até as partes do dente que não foram restauradas acabaram ficando mais claras, devido ao amálgama e cárie que estavam por baixo transpareciam uma cor acinzentada na parte externa do dente.

  • AntesDepois

    Neste caso, que fiz em 2002, o paciente queria trocar todas as restaurações de amálgama por restaurações em resina composta (inclusive nos dentes do siso), por motivos estéticos apenas. Nessa época, materiais, conceitos e técnicas estéticas não eram tão refinados quanto os que eu possuo hoje, e as esculturas dos dentes são mais simplificadas. Isso reflete a menor experiência (em 2002 tinha 5 anos de formado apenas, e muito menos "treino", visão espacial e domínio das técnicas que estavam sendo desenvolvidas ainda). Mesmo assim o resultado final é bem harmonioso e bonito. Veja aqui um exemplo mais recente e mais complexo de troca de restaurações, com maior ênfase na escultura de cúspides e sulcos que todo dente natural tem.

  • AntesDepois


    Este caso mostra como apenas poucas mudanças podem provocar grandes efeitos. Essa moça tem essas duas coroas de porcelana (indicadas pelas setinhas amarela e vermelha) há 11 anos, feitas numa cor mais clara que seus dentes, em formatos não ideais e desniveladas também com os dentes vizinhos, deixando o sorriso comprometido. Ela não queria trocar as coroas no momento, mas queria uma saída mais simples para melhorar seu sorriso. O que fiz foi apenas clarear os dentes restantes, para tentar aproximá-los da cor das coroas de porcelana, e uma lente de contato de resina composta feita na hora, sobre o dente da frente mais curto e já com sinais de desgaste. Além disso, apenas regularizei e arredondei a bordinha da coroa de porcelana da seta amarela, apenas para deixá-la levemente mais curta e delicada. É claro que há mais coisas a serem feitas, mas por vezes, poucos procedimentos provocam grandes resultados, preservando os dentes naturais íntegros.

  • AntesDepois

    Nesta moça realizei o tratamento ortodôntico com Invisalign em duas etapas. Uma inicial mais longa, onde as movimentações mais complexas de foram realizadas e uma etapa de “refinamento” mais curta, logo em seguida, para acabamento. Entre as duas etapas, realizei o clareamento dos dentes. O tratamento todo durou pouco menos de dois anos. Não foram necessárias extrações dentárias nem expansões desmedidas das arcadas para se criar espaço para os dentes “encavalados”. Este caso foi publicado na Global Invisalign Gallery, em 2017

  • AntesDepois


    Essa menina não tinha espaço para todos os dentes, e ainda possuía dentes de leite na boca. Após uma primeira etapa de recuperação/criação de espaços para os dentes encavalados, que durou 6 meses, realizei o tratamento ortodôntico fixo convencional por mais 20 meses, que permitiu "encaixar" na posição correta os dentes permanentes que foram "nascendo" no decorrer do tratamento. Perceba também que ela possuía bruxismo em idade bem jovem, o que levou ao desgaste precoce das "serrinhas" dos dentes da frente e da ponta dos caninos superiores, as "presas"

  • AntesDepois

    Neste rapaz, realizei uma micro cirurgia estética gengival em 1 dente apenas, e lentes de contato múltiplas praticamente sem desgaste algum em 9 dentes, e apenas 1 faceta tradicional sobre o dente escurecido. Este caso, foi todo realizado em 18 dias, pois o cliente não vive no Brasil. Note no detalhe acima duas etapas intermediárias de tratamento: A primeira no dia da micro-cirurgia para correção do nível gengival do Incisivo lateral direito e a segunda logo após a colagem de 4 lentes de contato, nos incisivos laterais e caninos. No detalhe abaixo, uma das lentes de contato, antes de sua colagem. Este caso foi apresentado na Galeria do Sorriso do VII Reencontro Newton Fahl, em Maio/2016

  • AntesDepois

    No caso desta cliente, optamos pelo alinhamento dos dentes com Invisalign em 11 meses. Posteriormente realizei o clareamento dentário e duas lentes de contato sem desgaste algum nos Incisivos Laterais, que eram muito mais estreitos que o normal. Nos Incisivos Centrais, os dentes do meio, fiz apenas pequenas restaurações estratégicas para devolver o contorno correto das bordas desgastadas. Note no detalhe acima e à esquerda, uma fase intermediária do tratamento ortodôntico com Invisalign e o posteromente o caso finalizado. No detalhe abaixo, as duas lentes de contato confeccionadas sobre o modelo de gesso, antes de sua colagem final.

  • AntesDepois

    Neste caso desta cliente, para corrigir os dentes encavalados, e "saltados para a frente", além da falta de simetria entre as arcadas, realizei o tratamento ortodôntico com Invisalign, que durou menos de 1 ano e meio. Após o tratamento, foi realizado apenas clareamento dentário.

  • AntesDepois

    Neste caso deste senhor, os dentes da frente superiores haviam se desgastado muito, e haviam restaurações soltas em ambos. Note que pelo desgaste, os dentes ficaram muito curtos. Numa situação assim, apenas aumentar a área "gasta" deixaria-o "dentuço", pois conforme os dentes desgastaram, eles "desceram". Para devolver o comprimento correto neste caso, fiz uma  eletro-micro-cirurgia para deixar a gengiva dos dois dentes na mesma altura dos demais. Só aí que fiz a troca das restaurações antigas. Note no detalhe acima e no centro duas fases intermediárias do tratamento. Uma após a cirurgia e a segunda no momento da execução da segunda restauração.

  • AntesDepois

    Este cliente já havia me procurado em 2013 para realizar a restauração deste dente com cárie, mas ele preferiu não seguir com o tratamento à época. 4 anos e meio depois (2018) ele me procurou novamente, já com dores no mesmo dente, e a cárie havia aumentado bastante e fraturado partes do dente, como pode-se ver no detalhe à esquerda e acima. No detalhe à direita e acima, após a remoção da cárie, percebe-se a extensão do “buraco” para o interior do dente, quase chegando até o canal do mesmo. Na foto maior, nota-se a restauração final, que se mescla quase imperceptivelmente com o dente, mesmo neste grande aumento, e o mais importante, sem necessidade de tratamento de canal.

  • AntesDepois

    Neste caso, o que incomodava essa moça eram os dentes da frente "encavalados". Fiz o tratamento ortodôntico utilizando Invisalign, e consegui espaços para os dentes realizando tanto leve expansão lateral da arcada como também micro-desgastes pré-programados entre alguns dentes (muito conservadores, não deixam os dentes sensíveis). Note no detalhe acima, dois estágios intermediários do tratamento que eu planejei, com o "desencavalamento" dos dentes da frente sendo resolvido gradativamente, e a expansão lenta da arcada lentamente sendo efetuada.

  • AntesDepois

    Nesta moça eu fiz o clareamento seletivo dos dentes, em 20 dias. Note que no início, os dois dentes da frente dela, tanto os de cima quanto os de baixo eram mais amarelos que os vizinhos. E os caninos (as presas) eram ainda mais amarelados.  No clareamento dentário, é possível reforçar mais os dentes mais amarelos, e menos os mais claros, para se conseguir um resultado mais homogêneo. Note também que, ela apresenta manchas brancas, como se fossem estrias, na base de cada dente. O clareamento dentário pode melhorar este aspecto, diminuindo o contraste entre as linhas esbranquiçadas e o dente mais amarelado, fazendo muitas vezes com que estas manchas deixem até de ser um incômodo.

  • AntesDepois

    Esta cliente pussuía uma coroa cerâmica insatisfatória no dente da frente superior direito, com escurecimento da gengiva e uma grande restauração em resina composta também insatisfatória no dente da frente esquerdo. O tratamento que executei primeiramente um clareamento dentário e após, a confecção de uma nova coroa cerâmica mais estética e uma faceta também em cerâmica no dente esquerdo.  No detalhe acima, onde havia a coroa antiga, havia (e ainda há) um pino de metal, que para facilitar a obtenção de cores similares entre uma coroa cerâmica e uma faceta, eu “recobri” a parte metálica do pino. com uma resina mais clara e opaca. No dente vizinho, note o preparo para a faceta em cerâmica (antes) e a faceta encaixada em posição antes da sua colagem (depois).

  • AntesDepois

    Uma situação clínica comum é a de fratura do dente da frente (incisivo central) num acidente. Este moço bateu o dente na borda da piscina, e felizmente me trouxe o pedaço fraturado, mostrado no detalhe abaixo e à esquerda. Nestes casos, quando o pedaço fraturado está razoavelmente íntegro, a sua "colagem" pode ser a melhor opção restauradora, e provavemente a mais duradoura. Note no detalhe acima e no centro, que mesmo na área de fratura ele já possuía cárie por "baixo" de uma restauração que se soltou no acidente (seta amarela) e também que houve uma exposição com sangramento do canal do dente (seta vermelha). Eu optei por "selar" a área exposta do canal e "colar" o pedaço fraturado e ao mesmo tempo, restaurar a área com cárie do dente. Não foi preciso realizar o tratamento de canal neste caso.

  • AntesDepois

    Este cliente já possuía facetas em resina composta nos dois dentes da frente superiores insatisfatórias, curtas e com descolorações, e também restaurações nos dentes laterais com alterações de cor. E ele não queria novamente facetas em resina composta, por opção pessoal, preferia que fossem feitas em Porcelana. Fiz primeiro o clareamento de todos os dentes, para depois refazer as restaurações dos dentes laterais e por fim as novas facetas dos dentes centrais. Na imagem do sorriso inicial no detalhe acima, eu já havia feito o clareamento dos dentes.

  • AntesDepois

    Neste caso dessa moça, havia várias restaurações ou com infiltrações e cárie, ou com forma e cor insatisfatórias. A cliente na época, não quis realizar o clareamento dentário antes das trocas das restaurações. Uma a uma, no tempo e condições financeiras dela, fui fazendo as restaurações. Não precisei realizar nenhuma lente de contato ou faceta, preservando assim ao máximo o que restava de estrutura íntegra dos dentes originais. Apenas uma coroa de Porcelana foi executada em um dos dentes de trás, que já possuía uma coroa metálica.

  • AntesDepois

    Neste caso complexo e longo, primeiramente realizei o tratamento ortodôntico tradicional, com 2 extrações dentárias, que durou 4 anos e meio. Após o término do tratamento, e de acordo com as condições financeiras do cliente, fiz o clareamento dentário e uma a uma algumas das substituições das restaurações antigas que o incomodavam. Apenas 1 faceta foi confeccionada. No detalhe acima, duas etapas intermediárias da fase do tratamento ortodôntico. Este caso ainda não está terminado e ainda necessita que algumas restaurações sejam feitas e algumas outras substituídas. 

  • AntesDepois

    Neste caso, a cliente já apresentava uma faceta em resina composta acinzentada, com forma e coloração insatisfatórias, que a incomodava. O que fiz foi uma nova faceta, neste caso novamente em resina composta, imitando a forma e coloração do dente vizinho apenas. No detalhe acima e à direita, após remover a faceta antiga e corrigir o preparo dentário para a confecção da nova faceta, vemos a coloração real interna do dente, bem mais escuro que o dente vizinho natural.  Perceba que a resina composta, quando bem indicada e executada, permite perfeitamente uma imitação muito realista do dente natural.

  • AntesDepois

    Este cliente possuía uma restauração em resina composta insatisfatória, sem forma, e já com um "buraco" e com cárie por baixo dela.  No detalhe acima, o dente já com a resina antiga e cárie removidas. Note que os pigmentos da cárie "tatuam" o dente sadio, deixando-o internamente com algumas manchas escurecidas, que apesar de escuras, são áreas saudáveis. Na restauração final, note que faço pigmentos nos "sulcos" do dente, para que se pareça mais com um dente real e também se mescle melhor com os vizinhos.

  • AntesDepois

    A reclamação desta moça é que os dentes, além de "encavalados" pareciam muito à frente e a boca parecia estreita e pequena. Fiz o tratamento com aparelho fixo convencional, e para conseguir espaço para os dentes "encavalados" e também fazê-la mostrar mais os dentes do fundo, optei por "alargar" lateralmente as arcadas, além de fazer uso de elásticos intra-bucais para recuperação de espaços para os dentes. Note que, neste caso especifico, a arcada "mais larga" dá uma aparência estética melhor ao contorno do sorriso.  

     

  • AntesDepois

    Neste caso, a cliente queria uma mudança completa no seu sorriso, incluindo trocas de suas próteses antigas, que não mais se apresentavam satisfatórias. Como esse é um caso de reabilitação total da oclusão, o tratamento foi feito por etapas, e levou entre 4 e 5 anos para a sua finalização, de acordo com as possibilidades econômicas da paciente. Após o clareamento dentário, refiz gradualmente todas as coroas cerâmicas, pontes-fixas, confeccionei várias facetas e troquei as antigas restaurações escurecidas. 

  • AntesDepois

    Neste caso desta moça, como os espaços eram muito grandes para serem fechados com facetas ou restaurações, fiz o tratamento ortodôntico para alinhar os dentes e fechar os espaços. Note que antes de se fechar os espaços, o sorriso não era natural, os lábios não se abriam muito, pois ela tinha vergonha do sorriso.  A diferença de coloração entre as fotos se deve à câmeras diferentes utilizadas no início e fim do tratamento. Este tratamento foi feito com aparelho fixo convencional, e levou cerca de 3 anos e meio para ser concluído.

  • AntesDepois

    Nem todas as pessoas querem mudar completamente seu sorriso. Muitas vezes, pequenas correções satisfazem a exigência de cada um. Neste caso, após o clareamento dentário, fiz  uma faceta tradicional no dente que não respondeu ao tratamento clareador prévio (Incisivo lateral superior esquerdo) e apenas fiz algumas restaurações delicadas em alguns dentes vizinhos para devolver a naturalidade dos dentes. No detalhe acima perceba o volume de desgaste dentário necessário para se conseguir esconder a porção escurecida, e depois a faceta apenas encaixada próxima do local, antes de sua colagem. Em casos onde o dente é escurecido, lentes de contato são muito finas e delgadas, e não conseguem clarear efetivamente o dente. É necessário um certo desgaste de estrutura dentária, muitas vezes sadia, para se ter espaço para mascarar a área escura e devolver a cor natural que o dente original deveria ter.

  • AntesDepois

    Os dentes da frente desta moça eram muito projetados para a frente, e ela recobria muito acentuadamente os dentes de baixo, o que pode provocar, num longo prazo, desgastes acentuados nos dentes da frente de baixo. Embora seja difícil para um leigo perceber, no tratamento ortodôntico desta moça eu precisei extrair dois dentes superiores para se criar espaço para alinhar e reposicionar os dentes da frente de cima mais para trás e para cima. Note que não sobram espaços "abertos" quando extrações para tratamento ortodôntico são realizadas. Tratamentos complexos como esse são mais demorados. Este levou cerca de 3 anos.

  • AntesDepois

    Após terminar o tratamento ortodôntico desta paciente, fiz o clareamento dentário e, uma a uma, substituí as antigas restaurações escuras de amálgama, esteticamente insatisfatórias, por restaurações em resina composta. Nenhuma coroa de porcelana foi necessária, neste caso. Note que mesmo em grandes destruições dentárias, desde que, se tomados devidos cuidados de planejamento, podem sim receber grandes restaurações em resina composta, sem a necessidade de se utilizar de coroas de porcelana, que exigem maior desgaste ainda do dente, que já se encontra bem fragilizado.

  • AntesDepois

    Estas restaurações em resina composta antiga acima, já desgastadas e com falhas em adaptação e infiltrações, devido ao constante uso,  mas sem cáries por baixo, eu as substituí utilizando-se conceitos estéticos mais adequados, com o mínimo de desgaste dentário. 

  • AntesDepois

    Após tratamento ortodôntico incompleto, e com vergonha de seu sorriso, a correção do sorriso que propus foi clarear os dentes e realizar acréscimos estratégicos restauradores nos dentes que estavam mais curtos, desgastados. Apenas duas lentes de contato foram feitas, preservando ao máximo os dentes naturais existentes. Notem que, devido à própria assimetria do rosto, e à vergonha de vários anos com o próprio sorriso, os lábios, na sua porção esquerda (onde os dentes eram mais desgastados) não levantavam muito, escondendo o sorriso. Com apenas algumas semanas após a correção do sorriso, sem vergonha mais do sorriso, e com mais "dentes a mostrar", os lábios vão lentamente melhorando a sua posição, tendendo a ficar mais simétricos e os dentes acabam por aparecer mais!

  • AntesDepois

    Quando restaurações de dentes com grandes porções fraturadas se desgastam, ou se quebram, tanto pelo uso constante normal e escovações diárias, quanto por uma mordida "errada" (a famosa mordida no torresmo, ou roendo uma unha), em geral não é necessário recorrer a lentes de contato ou facetas. Simplesmente uma nova restauração, sem desgaste maior do que a anterior, ou apenas um reparo na restauração antiga (se ela estiver satisfatória, sem infiltrações) podem facilmente devolver o contorno e características originais, respeitando a anatomia de cada dente. Repare que neste caso realizei um leve aumento da borda mais inferior do dente fraturado, para deixá-lo mais parecido com o seu vizinho. No detalhe acima, com contraste preto ao fundo, percebe-se melhor o tamanho da área fraturada e a nova restauração, que precisa se mesclar com o dente natural de forma natural e harmônica.

  • AntesDepois

    Essa moça reclamava dos dentes da frente "encavalados" e girados, e se incomodava com o seu sorriso.  Fiz o tratamento ortodôntico com Invisalign em 10 meses, em 2016. Consegui a correção do apinhamento dos dentes da frente, uma melhora da estética da curva do sorriso,  e da mordida aberta que a cliente possuía (Os dentes da frente de cima e os de baixo não se tocavam). No detalhe acima, uma etapa intermediária do tratamento com Invisalign, e o resultado final após o término do tratamento ortodôntico e início de clareamento dentário.  Este caso foi meu terceiro caso clínico analisado e aprovado para publicação na Global Invisalign Gallery, em 2018

  • AntesDepois

    Neste caso desta moça, ela usou aparelho fixo por muitos anos e devido à desgastes dentários e complicações de seu tratamento, não ficou satisfeita com o resultado obtido. Ela achava seus dentes amarelos, pequenos no sorriso, inclinados e desproporcionais. Queria dentes maiores, claros e um sorriso mais amplo. O que fiz foi um clareamento dental, seguido apenas de restaurações estéticas estratégicas em Resina Composta apenas, buscando devolver a curva do sorriso, de acordo com o gosto dela. Note no detalhe acima o quanto foram aumentados em comprimento e largura apenas os quatro dentes da frente superiores, sem a necessidade de se confeccionar nenhuma faceta ou lente de contato, preservando ao máximo os dentes naturais originais. Este é um tipo de tratamento de alta dificuldade técnica e extremamente conservador.

  • AntesDepois


    Este rapaz reclamava dos dentes da frente de cima "encavalados" e também dos de baixo. Realizei um tratamento com Invisalign com finalidade estética, em um curto prazo, apenas 13 meses, entre 2011 a 2012, numa época em que tratamentos com Invisalign dispunham de recursos mais limitados. Após o tratamento, realizei o clareamento dos dentes e correções estéticas estratégicas com resina composta, para recompor as áreas desgastadas de seus dentes e obter um sorriso mais harmônico e agradável. Esse caso clínico foi o meu primeiro (e o primeiro também de qualquer dentista de Londrina e região) a ser publicado na Global Invisalign Gallery, em 2016. Um efeito muito comum após tratamentos com mudanças de sorriso é esse obtido aqui: No ínício, o cliente mesmo tentando forçar um sorriso, não conseguia, devido à anos de vergonha da posição de seus dentes. Ao fim do tratamento, o sorriso forçado se torna muito mais amplo. Um exemplo similar à essa mudança natural de posicionamento de lábios, após um tratamento com mudança de sorriso pode ser visto neste caso mais recente, de 2017

  • AntesDepois

    Neste caso desta menina, optei por primeiramente recuperar espaços para os dentes. Note que os caninos superiores (presas) não tiveram espaço e um deles "nasceu" muito acima na gengiva, fora do local ideal, e o outro, o esquerdo, sequer conseguiu espaço para aparecer na boca. Só após a fase inicial, de recuperação de espaços, fiz o tratamento com aparelho fixo convencional, sem a necessidade de extrações de dentes. Note no detalhe acima, etapas intermediárias do tratamento. O sucesso e velocidade de um tratamento deste tipo depende muito da cooperação do paciente. Neste caso, o tratamento demorou 3 anos e meio. A diferença de coloração das fotos se deve tanto ao clareamento dentário que ela fez posteriormente, quanto à mudança de lentes e câmera, durante o período de tratamento.

  • AntesDepois

    Neste menino, entre 2001 e 2004, fiz um  tratamento ortodôntico fixo convencional, com criação de espaços para os dentes muito encavalados e muito inclinados pra frente com extrações de 4 pré-molares. Com o espaço criado pela extração dos dentes, consegui realinhar todos os demais dentes. Há casos como esse que, sem extrações dentárias, poderia-se até conseguir-se alinhar os dentes, mas o resultado estético do sorriso no rosto poderia ficar muito prejudicado. Este menino já se sentia muito "bicudo". Se extrações não fossem feitas, este aspecto de se sentir "bicudo" poderia ficar mais salientado ainda. Perceba no detalhe acima, fases intermediárias do tratamento ortodôntico, onde as extrações haviam sido feitas recentemente e num estágio onde os espaços já estavam todos fechados e os dentes alinhados. Note que por ser um caso mais antigo, nesta época câmeras digitais ainda estavam no seu início, de baixa resolução e com poucos recursos, e assim era difícil conseguir uma padronização de fotos entre uma câmera e outra. Eu usei várias câmeras diferentes, e muita prática, até chegar em dias mais atuais, onde é relativamente mais fácil padronizar-se as fotografias.

  • AntesDepois

    Para essa moça, onde o clareamento dentário não respondeu da mesma forma no dente da frente direito escurecido, e sendo este dente completamente íntegro, a solução mais conservadora possível que eu executei foi a confecção de uma faceta diretamente sobre o dente escurecido. Fiz esta faceta sem nenhum desgaste dentário, para corrigir esta diferença de cor. Este é um tipo de trabalho de extrema dificuldade técnica, pois precisa-se imitar a cor dos dentes vizinhos com maior exatidão possível. No detalhe acima, perceba que este dente escurecido já se encontrava mais para "dentro"da boca que o vizinho de cor normal. Compare com a distância da linha amarela às superfícies dos dentes. Apenas por este motivo consegui fazer esta faceta sem desgaste algum. Se este dente escurecido estivesse perfeitamente alinhado ao seu vizinho, seria necessário um desgaste de boa parte da estrutura sadia do dente, para se criar espaço para o material restaurador ser capaz de esconder a coloração escura. Veja um exemplo de situação onde os dentes estavam alinhados e desgaste foi necessário para se confeccionar uma faceta.

  • AntesDepois

    Como este rapaz possuía muita falta de espaço para os seus dentes, recuperar estes espaços para encaixar todos seus dentes seria uma tarefa árdua e demorada num tratamento ortodôntico de um jovem adulto. A opção que executei foi um tratamento ortodôntico com extrações de alguns dentes para conseguir espaço para alinhar os demais dentes. Veja que nem se percebe que dentes foram extraídos ao final do tratamento. Note no detalhe acima, a quantidade de espaço que faltava para que todos os dentes se encaixassem, e nas setas amarelas, os dentes que foram extraídos, para permitir correto alinhamento dos demais. Veja aqui um outro caso com maior falta de espaço ainda, também com extrações dentárias para acomodar o restante dos dentes. E como uma alternativa de tratamento, veja este caso de uma adolescente mais jovem,onde foi possível se recuperar os espaços para todos os dentes sem nenhuma extração de dentes.

  • AntesDepois

    Muitas vezes, a simples troca de uma restauração de amálgama por resina composta pode parecer simples, mas não é. Neste caso, havia muita cárie por baixo da restauração antiga de amálgama. Quando removi a restauração e a cárie, o tratamento de canal foi necessário ser feito, para apenas depois a restauração ser terminada. Perceba no detalhe acima, a pouca quantidade de estrutura dental que restou após a completa remoção da cárie e tratamento de canal. Ainda assim, mesmo num dente com tratamento de canal e ampla destruição, uma restauração bem executada pode deixá-lo com aparência de que nunca foi "mexido", embora este dente sempre será um dente mais frágil que outros que estejam íntegros, pois não existe ainda um material restaurador perfeito que devolva em 100% as características físicas originais.

  • AntesDepois

    Neste caso desta criança, fiz o tratamento ortodôntico em duas etapas. Uma etapa para recuperar espaços para os dentes, para não precisar extrair nenhum dente, e uma segunda etapa para alinhá-los entre si. Esse tipo de tratamento começa-se mais cedo e pode levar mais tempo, mas no final temos o benefício de não necessitar extrair dentes. No detalhe acima, veja o quanto de espaço foi recuperado para os caninos (indicados pelas setas amarelas), que claramente não "cabiam" na arcada, sem que os dentes da frente fossem empurrados para a frente, o que poderia deixar a criança "bicuda".

  • AntesDepois

    Este tratamento ortodôntico foi feito em duas fases, pois a criança se encontrava com vários dentes de leite e, apesar da grande falta de espaço para seus dentes permanentes, há grande chance de sucesso de se recuperar espaços para os dentes permanentes nessa época de crescimento da criança, pouco antes da adolescência. Após  o tratamento inicial de recuperação de espaços, realizei o tratamento ortodôntico com aparelho fixo, para se alinhar e posicionar corretamente os dentes. Veja aqui um outro exemplo de tratamento similar, com recuperação de espaços para dentes permanentes. 

  • AntesDepois

    Nessa moça, em 2014, realizei a substituição, uma a uma, das restaurações de amálgama de prata que ela possuía, por restaurações em resina composta, que imitam melhor os dentes naturais. Embora possa parecer um procedimento simples, para conseguir um resultado natural, que faça com que as restaurações se mesclem com os dentes, cada restauração dessas eu levo de 1 a 2 horas para realizar.

Atualize seu NavegadorNós detectamos que você esta usando uma versão obsoleta do Internet Explorer como seu navegador web.
Para entrar no site e usufruir de todos os recursos, por favor instale uma versão mais atual do IE.
Só levara alguns minutos para completar.

O site também pode ser visto usando: